É da cultura americana um cidadão comum, ao sentir-se coagido por uma autoridade perguntar: "Quem você pensa que é?".
Mas, nós aqui de australopithecus, seguimos outro caminho. Além de nos submeter-mos a um abuso de autoridade, ainda cultuamos um vício da época da ditadura e imediatamente nos calamos com uma frase muito conhecida, o famoso "Você sabe com quem está falando?".
Basta ligar a TV e você dá de cara com uma promotora aposentada, que deixou claro que a mídia não sabe de quem aquela menina estava apanhando. Na cabeça da promotora, a menina não apanhava de uma mão qualquer. Era uma mão importante e ela pretendia honrar outras crianças, que adotaria futuramente, espancando com sua mão "real e gloriosa".
É claro que existem outros "privilegiados " de segunda categoria. Aqui no Rio, em Niterói, uma síndica e um porteiro apanharam de um vereador do PDT e sua gangue familiar. O porteiro e a síndica, ao invés de perguntarem primeiro com quem estavam falando, não... Exerceram suas obrigações de reclamar do barulho, que os responsáveis pela festa e sua gangue faziam após as 22:00 horas. Sem o menor constrangimento, o vereador relatou seu cargo político para os reporteres. Talvez, isto tenha deixado a síndica e o porteiro menos indignados com tamanha covardia, afinal, eles não apanharam de qualquer um, o homem é um vereador. Chique demais, não é, gente?! Mas, não morram de inveja desses pobres escolhidos. Um dia, você terá sorte e uma mão "poderosa" como essas, descerá com gosto na sua cara. Só não se esqueçam de continuar votando aleatóriamente, em troca de um bujão de gás ou por melhor musiquinha. No sorteio, você tem a chance de ser atropelado por um deputado, ou espancado pelos seguranças de um senador. O Danilo Gentili já foi honrado por capangas de um ex-presidente, por exercer seu trabalho, em um país onde "liberdade de expressão" significa apenas uma frase bonita, mas, ainda difícil de entendermos, apesar de estar pintada em nossas cavernas, aqui, em australopithecus city.
Etienne
Nenhum comentário:
Postar um comentário